top of page

REVITALIZAÇÃO DO GEAGESP PROJETO DE GRADUAÇÃO

Este trabalho propõem a revitalização do CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) situado na Av. Gastão Vidigal, 1946 - Bairro Vila Leopoldina – São Paulo. Como esta Instituição é muito grande, a área escolhida foi todo o entorno que envolve a Estrutura de Concreto armado, desde a entrada situada na Av. Gastão Vidigal até a Av. das Nações Unidas.

Dentro do processo de revitalização foi mantida a Estrutura de concreto armado, na qual acontece a venda de mercadorias por atacado durante toda a semana e varejo somente nos finais de semana.  Dos dois lados desta Estrutura de Concreto foi projetado duas outras estruturas, que percorrem lateralmente toda a estrutura principal. Na parte inferior das novas estruturas foram criados pequenas lojas de comércios e serviços, banheiros, elevadores e escadas para dar acesso a parte superior, na qual foram feitas áreas de lazer e passagem para pedestres, com ciclofaixas. Esta parte superior passa por dentro do segundo andar do prédio de duas torres construído na frente da Estrutura principal, mas somente a do lado esquerdo vai além, em direção da Av.das Nações Unidas, passando o trilho do trem e o Rio Pinheiros, como proposta de ampliação das ciclofaixas já existentes nos dois lados da marginal do Rio Pinheiros, podendo assim, favorecer o acesso ao CEAGESP. No prédio com duas torres vão funcionar um Centro Gastronômico e escritórios comerciais.

No entorno que envolve a Estrutura de Concreto foi criado áreas verdes formando um parque, com a reorganização do fluxo de carros e caminhões, que transportam as mercadorias que são vendidas em baixo da Estrutura. Ao lado destas áreas verdes foram criados novos estacionamentos.

Do outro lado da Estrutura de Concreto, em direção a entrada do CEAGESP, na Av. Gastão Vidigal foram projetados novos prédios administrativos, culturais e de serviços.

Toda esta revitalização teve como objetivo renovar o perfil da instituição, idealizando novos serviços e equipamentos para melhor atender ao grande público, buscando a integração do CEAGESP com um novo polo de ensino, cultural e alimentação, na cidade de São Paulo.

Esta proposta contribuirá na reeducação dos trabalhadores durante o manuseio com os alimentos, seja no transporte, na armazenagem ou reaproveitamento, levando a uma diminuição no custo final das mercadorias. Poderá formar novos recursos humanos, possibilitando a criação de mão de obra especializada na área de gastronomia para ser absorvida na cidade de São Paulo ou por outros locais, abrindo novas frentes de trabalho para as comunidades das regiões vizinhas, que são muito carentes em conhecimentos gastronômicos. Ainda proporcionará a humanização do local, possibilitando que ele se torne outro ponto turístico da cidade de São Paulo, onde os visitantes possam buscar conhecimento sobre os alimentos, fazer refeições e conhecer o maior centro de distribuição – CEAGESP.

 

bottom of page